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» Marketing » 29 dados incríveis que comprovam o valor do Marketing visual

Creio que todos conheçam aquele velho ditado “Uma imagem vale mais do que mil palavras” e que a esta altura já tenham entendido que images e vídeos criam muito mais engajamento em redes sociais do que aquele textão com muitas palavras, mas essa frase na verdade subestima o poder das imagens e mesmo a conhecendo é sempre bom ter dados que comprovem uma teoria, certo?

Embora o texto ainda tenha um papel importante no marketing e o copyright seja cada vez mais importante, algumas pesquisas mostram que utilizar bons recursos visuais tem uma grande relação com o engajamento e a conversão. Vejamos 29 dados que comprovam isso:

Nossos cérebros foram feitos para processar informações visuais:

1. 90% da informação processada por nosso cérebro é visual.

2. Leva apenas 13 millisegundos para o cérebro humano processar uma imagem (os memes que o digam).

3. O cérebro humano processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que texto.

4. 80% das pessoas lembram do que viram, comparado com 10% que lembram o que ouviram e 20% que lembram o que leram.

5. Em resposta a uma pesquisa, 95% de clientes B2B (Business to Business – Vendas de empresa para empresa) disseram que queriam conteúdo visual curto e de alto impacto.

6. Publicações que incluem conteúdos visuais conseguem tráfego 12 mais rápido do que os que não se utilizam disso.

Não temos muita paciência para textos:

7. A maior parte das pessoas lê apenas de 20 a 28% das palavras em uma página.

8. 80% das pessoas assistirão um vídeo mas apenas 20% delas irá ler um texto em uma página.

9. 55% dos visitantes de um site dedicam menos de 15 segundos lendo ativamente.

Também não somos grandes ouvintes:

A gente até ouve, mas nem sempre quer, não é mesmo?

10. Quando as pessoas ouvem uma informação, elas irão lembrar apenas cerca de 10% desta informação 3 dias depois. Entretanto, se uma imagem relevante aparece junto com tal informação, cerca de 65% da informação será lembrada 3 dias depois.

Amamos consumir imagens, infográficos e vídeos:

visual marketing

11. Mais de 95 milhões de fotos são compartilhadas diariamente no Instagram.

12. Tweets (mensagems compartilhadas no Twitter) com imagems recebem 150% mais retweets (compartilhamentos) que tweets sem elas.

13. No Facebook, fotos tem um grau de interação de 87%, comparado com 4% ou menos com outros tipos de posts, como links ou textos.

14. 100 milhões de horas de vídeos são assistidos todos os dias no Facebook– 85% deles com o som desativado (por isso lembre-se que legendar seus vídeos pode ajudar essas pessoas).

15. 6 bilhões de anúncios em vídeo são assistidos online todos os anos.

16. Posts que incluem imagem tem 650% mais engajemento que post apenas com texto.

17. Pessoas compartilham infográficos três vezes mais do que qualquer outro tipo de conteúdo.

18. Utilizar a palavra “vídeo” no assunto de emails aumenta as taxas de abertura em 19% e a taxa de clique em 65%.

19. O tráfego de vídeos na internet chegará em 80% de todo tráfego até 2019.

20. Posts com vídeos atraem três vezes mais links do que posts apenas com textos.

21. Especialistas prevêem que até 2021, 4 de cada 5 ações na internet vão resultar em conteúdos em vídeo.

22. 1200% mais compartilhamentos são gerados por videos se comparado com apenas fotos e textos combinados.

23. Um bom thumbnail de vídeo aparecendo em um resultado de busca pode dobrar o tráfego.

Vídeos são um fator decisivo nas compras:

video blogger

24. 70% das compras B2B e pessoas num momento de decidir o que comprar assitem vídeos para decidir efetuar suas compras.

25. Quatro vezes mais consumidores preferem assistir um vídeo do que ler textos sobre eles.

26. Aproximadamente 75% dos usuários de internet nos Estados Unidos regularmente ou sempre buscam por conteúdo visual antes de fazer uma compra. Apenas 3% nunca fazem isso.

27. 43% dos profissionais de marketing B2C (Business to Consumer – de empresas para consumidores finais) dizem que vídeos bem produzidos são o tipo de conteúdo de mais sucesso em suas campanhas.

28. 85% das pessoas tendem mais a comprar um produto instintivamente depois de ver um vídeo.

29. Substituir uma imagem por um vídeo em landing pages aumenta a taxa de conversão em até 13%.

Busquei dados sobre isso antes de escrever uma outra matéria aqui para o site compartilhando 18 ferramentas para criar infográficos incríveis, creio que depois de ler isso tudo seja interessante adicionar mais capricho na parte visual e na produção de vídeos, e os infográficos serão uma ótima arma neste processo.

Fonte: https://movableink.com/blog/29-incredible-stats-that-prove-the-power-of-visual-marketing/

Guga Alves

Já fui empregado (CLT e PJ, em empresa tradicional, ecommerce e em startups), freelancer e dono de empresa, estagiário em empresa pública e durante esse caminho me formei em TI e fiz pós graduação em Marketing Digital... passei por todas as formas de trabalho que eram possíveis para minha área, inclusive por uma das maiores empresas com equipe 100% distribuído pelo do mundo, a Automattic / WordPress.com.

Vivendo os benefícios do trabalho remoto, me dedico por aqui a ajudar pessoas que querem melhorar sua organização e produtividade para conseguirem uma melhor performance, qualidade de vida, e quem sabe um trabalho remoto também :)

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4 comentários

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  • Refaça esse post, como se fosse um teste A/B, mas com ele todo em imagens e infograficos e divulgue ele de novo! Eu ia gostar MUITO de saber o resultado.

    Sabemos que pro Google, sem texto mesmo, ele nao da muita bola, mas tenta fazer uma mescla maior, achar uma solução via taggeamento… mas testa isso. Seria incrível vc comprovar seu conteúdo na prática!

    • Tu me deu uma ótima ideia com esse comentário, que cada certinho com o layout do site aqui. Já mandei mensagem para um amigo para ver de produzir um vídeo e editar o topo desta matéria 😁

  • Muito bom.

    Aproveitando, no item 26 tem um erro de concordância… Está “buscar” no lugar de “buscam”.

    No 22 ficou em inglês, pode ser algo como: São realizados 1200% mais compartilhamentos para vídeos do que para imagens e textos combinados.